Olá Fraternos!
Nossa dica de hoje é o livro A Dieta Espiritual do autor Allan Percy. Nosso fraterno Paulo Epifânio (Paulinho) preparou um resumo das reflexões que esse livro traz.
A obra Dieta Espiritual surgiu quando o autor conversava com um amigo que havia emagrecido bastante. Enquanto o amigo explicava as diferentes dietas que tinha seguido para perder peso, Allan Percy teve um insight: o que nos torna pesados não é o nosso peso corporal, mas o peso das emoções negativas que carregamos nos ombros.
A partir dessa reflexão nasceu A Dieta Espiritual, um livro que aborda como eliminar hábitos e comportamentos que são prejudiciais à saúde física e espiritual. Assim, o autor apresenta as 24 causas mais comuns da infelicidade humana e como trabalhar esses hábitos e nos livras deles, um a um, semanalmente.
1 – Preocupação
2 – Estresse
3 – Rigidez
4 – Comparações
5 – Inveja e Ciúmes
6 – Obsessão pela opinião alheia
7 – Julgamentos e Críticas
8 – Ira e Ódio
9 – Hostilidade e Preconceitos
10 – O Ego
11 – Ficar preso ao passado
12 – Rancor
13 - Procrastinação
14 - Medo
15 - Dispersão
16 -Hipersensibilidade
17 - Apatia
18 - Impaciência
19 - Perfeccionismo
20 - Dúvidas
21 – Dizer "Sim"(quando queremos dizer "Não")
22 - Desejo
23 - Pessimismo
24 - Apego
O autor descreve em cada capítulo um tema, a partir de um exemplo simples do cotidiano seguido de dicas dos melhores “nutricionistas espirituais” como: Dale Carnegie – Como fazer amigos e influenciar pessoas (2012) / Como parar de se preocupar e começar a viver (2011); Dalai Lama – A arte de lidar com a raiva: o poder da paciência (2001); Daniel Goleman – Inteligência emocional (1996); Richard Carlson – Não faça tempestade em copo d’agua, e que nos mostram como aquele pensamento, sentimento ou hábitos acabam afetando a nossa saúde física e espiritual.
Segue alguns fragmentos do livro A Dieta Espiritual para aguçar o interesse de todos e ir em busca de sua reforma intima de qualidade.
“Quando aprendemos a nos alimentar de emoções saudáveis, descobrimos:
- Como a preocupação infundada diminui nossa autoconfiança.
- Por que não devemos nos comparar aos outros, e sim nos inspirar neles.
- Por que estar sempre na defensiva é uma fraqueza, e não um ponto forte.
- Como o excesso de críticas podem prejudicar os outros e a nós mesmos.
- Por que o perdão é mais libertador para quem perdoa do que para quem é perdoado”
“Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.” Dalai Lama
O livro A Dieta Espiritual nos convida a iniciar uma dieta totalmente diferente, apresenta um programa semanal de reflexões sobre o comportamento individual do ser humano. Então não se espante ao começar a ler, pois o mais complicado estará por vir. Aceitar o desafio é o ponto mais “difícil”, pois nem todos estão preparados para mudar. Então, para os que gostam de uma boa leitura e querem mudar alguns hábitos indesejaveis, vá de mente aberta e pronto para olhar para si mesmo. Ao ler o livro, pude observar alguns pontos que devemos trabalhar e que as vezes não conseguimos enxergar. Sim, é difícil… pois somos convidados a nos policiar a todo momento até que hábitos saudáveis sejam devidamente trabalhados com amor. Não desanime, vá e enfrente esse desafio!
Portando, vamos fazer dieta? Não custa nada tentar.
Esta semana ouvi de um fraterno o seguinte comentário: Nossa, como esses meninos e meninas do FUJovens avançaram rápido no conhecimento profundo das doutrinas do Mestre Jesus...
ResponderExcluirConcordo. Avançaram mesmo.