Nosso Café Fraterno neste domingo foi organizado pela Equipe 1 de Voluntários.
Líder: Vildeglasse Sobrinho, mais conhecido como Dida.
Nosso Café Fraterno neste domingo foi organizado pela Equipe 1 de Voluntários.
Líder: Vildeglasse Sobrinho, mais conhecido como Dida.
No dia 30 de janeiro de 2024, tivemos o prazer de reservar uma sala de cinema no Manauara Shopping para assistirmos em conjunto aos nossos fraternos o filme NOSSO LAR 2.
Nosso Lar 2: Os Mensageiros é um filme brasileiro, dos gêneros drama e espiritualista, escrito e dirigido por Wagner de Assis, com lançamento em 25 de janeiro de 2024. O roteiro foi baseado na obra Os Mensageiros (1944), psicografado pelo médium Chico Xavier, sob a influência do espírito André Luiz.
Sendo a sequência do filme Nosso Lar, de 2010, em Nosso Lar 2: Os Mensageiros, uma equipe de trabalhadores de Nosso Lar, mais conhecidos como Mensageiros, vêm à Terra em missão de resgate e auxílio a companheiros que estão prestes a fracassarem em suas vidas, esquecendo o planejamento que fizeram, e colocando seus destinos na direção de grandes sofrimentos.
O filme é estrelado pelo ator Renato Prieto no papel do personagem principal, André Luiz, e conta ainda com Edson Celulari, Felipe de Carolis, Mouhamed Harfouch, Vanessa Gerbelli, Fernanda Rodrigues, Fábio Lago, e participação de Othon Bastos.
Enredo
André Luiz (Renato Prieto) integra-se a um grupo de espíritos mensageiros liderada por Aniceto (Edson Celulari), que parte em direção à Terra para acompanhar os desdobramentos de uma missão que corre o risco de fracassar: a criação de uma obra espiritual que ligue os dois mundos. No processo, também enfrentam seus próprios dramas. Juntos, eles se dedicam a cuidar de três protegidos cujas histórias estão interligadas: Otávio (Felipe de Carolis), jovem médium que não cumpriu com o planejado em sua missão; Isidoro (Mouhamed Harfouch), líder de uma casa espírita; e Fernando (Rafael Sieg), empresário responsável pelo financiamento do projeto.
(Fonte: Wikipédia)
Valeu, pessoALL! Até a próxima!
Todos os domingos das 10h às 12h acontece a Reunião Pública com palestras baseadas em
passagens da Bíblia ou temas importantes, onde é repassado o conhecimento ensinado por
Jesus.
Tema: Parábola dos Talentos
Mateus 25 14-30
Lucas 19 11-27
A palestra da caverna, neste domingo (28.01) começou o tema com uma atividade, entre dez
fraternos voluntários, onde cada um citou o que reconheceria como seu talento, a pergunta
para cada participante: Qual o seu melhor talento?
Ambos registros em Mateus e Lucas citam palavras chaves, entre elas, as palavras talentos,
servos e bens que, explicados na palestra do Mestre Adonai, para os espiritualistas, os servos
os bons e úteis e os bens que todo ser na terra nasce com um, incluindo os dons espirituais.
“O talento não é um bem, o bem tem que ser algo que é sua propriedade. Se você tem bens, é
algo que você é, você é o proprietário, é você quem manda”, explicou.
Segundo o Mestre da Caverna, o bem adquirido pode ser inclusive doado, porque não fará
falta, pois já faz parte do indivíduo, e os espirituais são um bem que já nascem com os que
encarnam.
Uma abordagem importante aos fraternos sobre a mediunidade na palestra é que, para ser um
servo, não é necessariamente servir entre o físico e o espiritual, é ser também disposto a
ajudar o próximo, assim como ser gentil, educado, generoso, entre outros. A mediunidade que
cada um tem, não é diretamente uma “interferência astral”, mas sim um conjunto de boas
ações e pensamentos, de acordo com os ensinamento na caverna da FUJ.
“Os espíritos amigos vão olhando para ela (o médium) e vendo que aquele copo está se
tornando cada dia mais limpo, aquela água está se tornando cada vez mais pura. E vai chegar o
momento que um deles ou vários deles, vão dizer assim: eu acho que já dá para beber dessa
água, vamos fazer uma experiência, e assim começam as primeiras experiências”, exemplificou o Mestre.
Sentimentos primitivos
Na continuação sobre o bem da mediunidade, Mestre Adonai ainda acrescentou que o
médium, para ser um bom servo precisa estar livre de sentimentos primitivos como vaidade, orgulho,
inveja ou ciúmes e esse trabalho precisa estar presente diariamente na vida da pessoa.
“Para desenvolver a mediunidade é fundamental ser bom e ser útil. Porque se você for bom,
você não vai ter inveja, se você for bom, você não vai ter ciúmes, você vai confiar nas outras
pessoas, se você for bom, você não vai ter orgulho a não ser ter orgulho de não ter orgulho”,
enfatizou.
O Mestre ainda lembra que este trabalho em ser bom e útil deve ser constantemente vigiado,
por isso o termo “orai e vigiai”, ações do cotidiano podem fazer com que o equilíbrio suma
rapidamente e a única opção de evitar “sujar o copo” é redobrar a atenção nas ações.
Se o médium não melhora suas ações, segundo as explicações da doutrina na caverna, a
tendência é que o grupo espiritual se afaste e que outro se aproxime por estarem na mesma vibração.
Segundo os ensinamentos de Jesus, assim também acontece com o médium que se esforça
em ser bom e útil, o “universo conspira” para dar tudo certo, com a ajuda dos bons espíritos.
“Tudo o que você quiser, você tem, é só merecer isso”, destacou.
“Enquanto você não entra em ação, sem querer barganhar, não adianta arranjar desculpas, não adianta colocar a culpa nos outros, porque só você pode chegar onde quer chegar. Todos que chegam, chegam
porque queriam chegar e fizeram por onde sem desistir (...) Vida em abundância significa ir à luta, em tudo que você quiser”, continuou.
O bem e o talento
Ainda de acordo com a doutrina na caverna, a mediunidade relatada em Mateus e Lucas, são
referentes aos médiuns convocados a reencarnar e usar esse bem já adquirido a seu favor e
utilizar seus talentos para ajudar ao próximo.
A palestra do domingo (28.1) ainda abordou outras palavras chaves das passagens descritas
por Mateus e Lucas, descrevendo seus significados de acordo com os ensinamentos de Jesus
como: explicou quem seriam os banqueiros citados nos versículos, o que Jesus se referiu ao
citar a abundância dos talentos para uns e tirá-los de outros, e ainda o significado do ranger
dos dentes.
Resumo da dinâmica
Aos participantes da atividade no início da reunião, após toda a explicação da doutrina, foi
esclarecido que tudo o que foi reconhecido como talento, tem que ser praticado, não o fazer é
um erro, segundo o Mestre Adonai.
Os fraternos também puderam ser esclarecidos de que, seus talentos reconhecidos precisam
estar alinhados com as diretrizes estabelecidas antes de reencarnar e que precisam ser
colocados em prática durante a encarnação.
Enquanto os adultos estão na Caverna recebendo os ensinamentos, as crianças na Caverna Kids também estudam os mesmos temas, mas às 15h é sagrado e proporcionamos a hora da pipoca que acontece como um lanchinho preparado com amor pra todas as crianças, onde muitas vezes até se comemora os aniversários de algumas crianças ou geral para os aniversariantes do mês.
HORA DA PIPOCA
*Todo conteúdo publicado no blog da Comunidade FUJ, são trechos das palestras revisados e
aprovados pelo Mestre Adonai. Resumo produzido por Cyaillen Spíndola.
**A orientação do Mestre é: Anote! Todas as informações das reuniões podem ser
devidamente registradas, porém, alguns conteúdos não são publicados.
Todos os domingos das 10h às 12h acontece a Reunião Pública com palestras baseadas em
passagens da Bíblia, onde os Mestres da nossa Caverna repassam o conhecimento ensinado
por Jesus.
Tema: Igreja
Em 37 anos de reuniões realizadas na Fraternidade Universal de Jesus (FUJ), este domingo
(21/1) foi a primeira palestra oficializada e divulgada com a participação do Mestre Agnus,
em um tema voltado para igreja e sua importância na vida de cada um.
Os fraternos presentes, puderam ouvir a explicação do Mestre sobre a importância de se
manter perto de uma igreja, segundo ele, ao se afastar a vulnerabilidade em ser atingido por
maus pensamentos e ações aumenta. Portanto, a frequência, independente de ambiente religioso escolhido deve ser mantida.
“A igreja que você escolher para professar a sua fé, a igreja que você se sente bem, aonde
você gosta de estar”, enfatizou, é lá que você deve estar."
Contudo, na explicação sobre o tema, ficou a explanação sobre a existência do gigante em
cada ser na Terra e, para se manter religioso, a necessidade de primeiramente saber identificar
o gigante e acordá-lo. Independente da situação, tudo tem solução, portanto, o gigante não
vive longe de Deus, segundo o palestrante.
“Todas as vezes que o gigante deixa de ser útil, ele está distante de Deus. Por que ele está
distante de Deus? Porque nenhum de nós quando ganha um corpo para vir a este plano, ganha
para fazer turismo”, ressaltou.
Cordialidade e gentileza
Mestre Agnus chama atenção para ações simples de convivência, a indiferença com outras
pessoas, podem afetá-las e causar um comprometimento em vivenciar a mesma situação. A
proposta é tornar os fraternos compromissados em ser mais gentis e atenciosos.
Longe ou Perto de Deus
Outro exemplo direcionado aos participantes da palestra, está relacionado às desculpas
utilizadas para se manter longe de Deus. Seja nos momentos ruins, de estresse ou falta de
tempo, o ser humano não pode manter o hábito de ser infeliz.
“Tem pessoas que reclamam de tudo, mesmo estando com saúde, elas estão reclamando”,
citou o Mestre.
A diferença está na reação das circunstâncias, diz ele, em cada caso, nessas horas a pessoa
escolhe se manter longe ou perto de Deus.
Orgulho x Arrogância
Presentes no cotidiano de qualquer ser humano, os sentimentos convivem e devem ser bem
administrados, a diferença, esclarecida por Mestre Agnus, está no orgulho que faz com que se
tenha evolução, ao contrário da vergonha que atrasa a jornada terrena.
"Viva, disse ele, de maneira que nem você e nem seus descendentes se envergonhem de você."
“Orgulho te eleva, não é arrogância, é reconhecer valores. Se você tem orgulho de quem você
é, se você se acha uma boa pessoa, isso não é ruim. Não pode se transformar em arrogância“,
detalhou.
Ainda de acordo com a doutrina, deste domingo, alimentar os bons propósitos
diariamente, ser útil e ser bom, é sinônimo de manter o “gigante” por perto. Pode levar
tempo, mas todos os dias é necessário se plantar boas sementes.
A continuidade do tema aconteceu no segundo tempo, aos fraternos associados da FUJ.
*Todo conteúdo publicado no blog da Comunidade FUJ, são trechos das palestras revisados e
aprovados pelo mestre Adonai.
**A orientação do Mestre é: Anote! Todas as informações das reuniões podem ser
devidamente registradas, porém, alguns conteúdos não são publicados.
Todos os domingos das 10h às 12h acontece a Reunião Pública com palestras baseadas em
passagens da Bíblia, onde os Mestres da nossa Caverna repassam o conhecimento ensinado
por Jesus.
Tema: A Inveja
O tema da reunião deste domingo, na caverna da FUJ, foi sobre a Inveja. Abordou sobre o
pecado capital, em vários aspectos e, por ser considerado um sentimento primitivo, de acordo
com o Mestre Adonai resulta no pior do invejoso, que é ele querer destruir tudo que considere
ser superior a si.
A doutrina aos espiritualistas, explicou que ao se detectar o invejoso, é com ele que se deve
trabalhar e; “amar, respeitar, não julgar e se possível até ajudar a melhorar”. O sentimento
também se inclui em ambientes mais próximos como o de família, trabalho, amigos entre
outros.
Uma dica, de acordo com o Mestre da Caverna para evitar o invejoso é cercar-se de pessoas
boas e que estejam em melhores expectativas para melhorar de vida. Também inclui cuidar da
forma de pensar ao desejar o lugar do próximo, porque por onde a inveja passa, ela destrói.
Diferentemente do sentimento do invejoso, a ambição é necessária ao ser humano, é
considerada saudável, porque senão o ser humano não evolui, já a ganância faz com que o
indivíduo queira e corra atrás, ultrapassando tudo para conquistar seu objetivo, sem considerar os valores morais.
“Ninguém consegue colocar em alguém a inveja, ela é inerente. Aquela alma, aquele espírito
que ainda não se trabalhou e ele vê no outro o que gostaria de ser e ter, ele é o invejoso”,
esclareceu o Mestre sobre a diferença de sentimentos.
A continuidade do tema aconteceu no segundo tempo, aos fraternos associados da FUJ, após o almoço fraterno que neste domingo foi liderado pela Dió da equipe 2:
*Todo conteúdo publicado no blog da Comunidade FUJ, são trechos das palestras revisados e
aprovados pelo mestre Adonai.
**A orientação do Mestre é: Anote! Todas as informações das reuniões podem ser
devidamente registradas, porém, alguns conteúdos não são publicados.
Tema: 1ª Reunião do ano
Aconteceu, neste primeiro domingo de ano, a reunião pública de
Perguntas e Respostas.
Foram 20 perguntas que, durante a reunião, puderam contribuir para o
aprendizado dos participantes, alguns destaques:
Conflitos de papel homem e mulher na sociedade, como a hierarquia vê os papeis
masculino e feminino?
Segundo a explicação do Mestre Adonai, os espíritos e os encarnados tem consciência da sua
essência e são hermafroditas (os dois sexos) e dependendo da necessidade da evolução o
gênero é escolhido para a encarnação. A definição do sexo está na essência do espírito.
Uma observação durante a palestra ressalta a importância do equilíbrio familiar, a geração de
filhos que não tem mães, porque elas se comprometem com o mundo exterior como trabalho,
estudos entre outros, geralmente é a mais complicada.
Os princípios são sempre os mesmos no astral e no físico, ambos (homem e mulher)
são responsáveis pelo desenvolvimento dafamília.
“O importante é ser feliz, e os filhos que estiverem perto de pais felizes vão se tornar jovens
felizes e também vão transformar suas famílias, em famílias felizes,
organizadas eequilibradas”, destacou.
Muitos fraternos perguntam ao Mestre da caverna sobre as melhores coordenadas, para isso
foi realizada a explicação sobre o livre arbítrio.
Em muitas explicações e doutrinas da FUJ, fraternos já ouviram as explicações sobre o tema,
onde geralmente é relatado que todas as coordenadas são boas. De acordo com o palestrante,
ao elaborar o plano encarnatório, elas (as escolhas) constam, portanto, são boas e geralmente
a mais longa é a mais difícil.
Vale ressaltar que todos os espíritos encarnados estão em missão que, segundo o Mestre
Adonai, buscam recuperar suas pendências e cumprir suas missões.
“Para o materialista, o livre arbítrio é o aqui e agora, a vida que estamos vivendo.
Para o espiritualista não, porque ele tem consciência de como isto acontece”, explicou.
Outro assunto também explorado pelos participantes da reunião na caverna, foi referente às
cobranças de outras vidas, com a presença de espíritos que sentem prazer em fazer mal à
outras pessoas (encarnadas).
Na explicação do Mestre da Caverna, a única solução para distanciar estes seres é a mudança
de frequência. As mudanças de hábitos, boas leituras e ações, é possível mudar a vibração.
Também foram realizados tratamentos de cura e atendimento especial
aos visitantes de Itacoatiara.
*****
*Todo conteúdo publicado no blog da Comunidade FUJ, são trechos das palestras revisados e
aprovados pelo mestre Adonai.
**A orientação do Mestre é: Anote! Todas as informações das reuniões podem ser
devidamente registradas, porém, alguns conteúdos não são publicados.
A partir das 9h iniciamos nossos cânticos na Caverna:
E a partir das 10h até 12h acontece a Reunião Pública com palestras baseadas em
passagens da Bíblia, onde é repassado o conhecimento ensinado por Jesus.
Tema: Ela te chama para dançar
Na caverna da FUJ, os ensinamentos também são transmitidos com dinâmicas.
Neste último domingo de reunião do ano de 2023, foi realizada uma atividade com fraternos e voluntários, sendo 10 homens e 10 mulheres. Destes sairiam cinco integrantes femininos e masculinos.
Mas, por quê?
Todos os participantes tiveram que fazer uma apresentação em 30 segundos, sendo uma
propaganda pessoal, para que os participantes da reunião pudessem votar.
Assim, os voluntários com mais votos seriam os escolhidos entre as cinco melhores apresentações.
A Lição de 30 segundos
Tempo, segundo o Mestre Adonai,
geralmente as pessoas perdem o tempo, por desatenção e dispersão.
“Muitas coisas que a gente podia fazer e as vezes a gente não aplica dentro do nosso tempo,
melhores e maiores objetivos. E aí, toda escolha é livre e toda escolha tem uma consequência
e essa é fatal”, alertou.
Assim como na dinâmica, na vida é preciso de foco e objetivos. Cada escolha é o que leva ao
indivíduo a colher frutos, ao saber aproveitar a preciosidade do tempo.
A dinâmica continua com os cinco escolhidos, um deles é eleito como líder.
O DADO
Cinco números de tema, escolhidos por um dado, estava valendo na atividade. Cada
participante tinha uma ordem entre um e cinco.
Nesta fase da dinâmica, houve o compartilhamento de uma história real, onde foi explanado
sobre efeitos físicos. Deste exemplo veio a lição de: quem é o teu Deus?
“Cada um de nós possui um Deus”, explicou o Mestre.
A obediência continua sendo o melhor caminho junto ao seu “Deus”.
Entre os exemplos citados, sobre obediência, o Mestre Adonai destacou a importância de ser
empregado o conhecimento obtido na FUJ, assim como a aplicação dele. Além disso, todos os
frequentadores da caverna possuem a oportunidade da comunicação direta com ele.
“Quando eu morrer, não vai ser bem assim”, brincou.
Nota da escriba ao Mestre Adonai:
O segundo tempo, com a continuação da dinâmica não pôde ser registrado, porque a escriba
está em recuperação de alguma fase da vida e precisou cumprir plantão. Mas ela foi trabalhar
na certeza de que depois de toda tempestade sempre vem tempo bom. Vai passar.
*Todo conteúdo publicado no blog da Comunidade FUJ, são trechos das palestras revisados e
aprovados pelo mestre Adonai.
**A orientação do Mestre é: Anote! Todas as informações das reuniões podem ser
devidamente registradas, porém, alguns conteúdos não são publicados.