Tema da Reunião:
Introdução ao Estoicismo
O Estoicismo conhecida doutrina que surgiu na Grécia antiga, que enfatiza a vida virtuosa, com princípios estoicos e ensina o ser humano a focar no que pode acontecer, no que se pode controlar e despreza todo sentimento do que não podemos mudar.
O tema apresentado neste domingo (26/11), leva a reflexão da influência que o indivíduo pode ter, em suas atitudes, para que consiga viver em harmonia. Para isso, os dez principais princípios do estoicismo foram explicados:
1. Viver de acordo com a natureza, viver em harmonia;
2. Aceitar o que não pode ser mudado;
3. Focar no presente;
4. Desapegar-se dos desejos materiais;
5. Praticar o autocontrole;
6. Cultivar virtudes morais;
7. Valorizar relacionamentos interpessoais;
8. Aproveitar a impermanência da vida;
9. Enfrentar medos e dificuldades;
10. Lembrar da mortalidade e aproveitar a vida.
Entendendo os ensinamentos espiritualistas, segundo as orientações na caverna, “nada é tãobom que não possa ser melhorado”, a introdução dos princípios do estoicismo estádiretamente ligada as diretrizes espiritualistas, sendo rica em conhecimento e uma das bases dos estudos do Mestre Jesus. Para entender o surgimento desses princípios, o mestre Adonai explicou sobre a vida de Zenão do Cítio, fundador do estoicismo, que ensinou em Atenas sobre o tema e estabeleceu as bases desta filosofia.
Nesta escola, seus ensinamentos foram repassados para outros filósofos estoicos, como explicado na palestra da caverna, surgiram Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio que pregavam a paz de espírito, conquistada através de uma vida plena de virtude.
Em resumo, a vida dos filósofos estoicos:
Sêneca:
Era conhecido por suas obras filosóficas e também por ser conselheiro do imperador Nero no século I d. C. Suas obras abordavam a busca da sabedoria, controle de emoções e a importância da vida cotidiana.
Epicteto:
Embora tenha vivido escravo na maior parte de sua vida, ele se tornou famoso por seus ensinamentos sobre liberdade interior e aceitação das circunstâncias externas também no século I a.C.
Marco Aurélio:
Governou o Império Romano entre os anos de 161 a 180 d.C. Suas meditações exploravam questões éticas, autodomínio emocional a natureza efêmera da vida.
Ainda de acordo com as orientações da palestra, estas personalidades dos filósofos estoicos possuem ligações diretas e indiretas com o grupo espiritualista da FUJ, inclusive, os tratamentos realizados no segundo tempo tinham ligações indiretas com as pessoas atendidas.
Mestre Adonai resumiu a reunião que, de forma excepcional, transcorreu sem pausa.
“O segundo tempo foi impactante para os presentes. Até porque não houve intervalo e aconteceu atendimento emergencial. Que domingo maravilhoso de bençãos”, exaltou.